Em nosso cotidiano a ansiedade tende aparecer quando fazemos uma previsão, uma antecipação, à possibilidade que algo venha nos acontecer e deixar em situação de ameaça ou perigo.
Quando ficamos ansiosos nossa tendência é ficar em alerta, ou seja, voltamos toda nossa atenção a situação que está nos preocupando.
Em vários momentos de nossa vida tendemos a ficar ansioso, como por exemplo uma entrevista de emprego, receber uma visita, ir numa festa, um primeiro encontro, uma prova, etc… é comum sentirmos essa emoção. Sua função é nos alertar e proteger de possíveis perigos e ameaças.
Porém quando sentimos esta emoção, ela envolve um conjunto de respostas, ou seja, sentimos no nosso corpo, mente e no comportamento.
No nosso corpo podemos sentir algumas alterações como: tensão muscular, sudorese, tremor, taquicardia, dor no peito, calafrios, dores no estomago, entre outros.
Na nossa mente envolve pensamentos, preocupações, apreensões, julgamentos, previsões, etc…
E no nosso comportamento pode nos paralisar, com comportamentos de fuga e esquiva.
Geralmente, estes sintomas de ansiedade aparecem antes do evento e à medida que a mesma acontece, a ansiedade vai diminuindo progressivamente, acabando por desaparecer.
Um exemplo: antes de uma entrevista de emprego você fica nervoso, com tremedeira, coração acelerado, à medida que a entrevista acontece os sintomas vão passado. Ou seja, a ansiedade te auxiliou a preparar para ação, ficar atento as questões. passando o evento ela vai embora, ou seja, cumpriu sua função.
Então sentir ansiedade é comum a todos nós humanos, ela faz parte da nossa herança biológica. Todos nós sentimos ela é um mecanismo natural de proteção. Não existe nada de errado em sentir ansiedade.
Ela se torna um problema, quando se torna excessiva, ou seja, os sintomas são intensos, com muita frequência. Convivendo com muito desconforto e às vezes até prejuízos para vida pessoal, familiar, profissional e social.
Nestes caso se faz necessário buscar ajuda profissional para aprender a lidar com a ansiedade, manejar e conviver com ela no dia a dia.
A Psicologia tem se dedicado cada vez compreender a ansiedade e baseando seus estudos em evidências. E trazendo opções de tratamentos cada vez mais atualizada. Auxiliando pessoas a levarem uma vida com mais bem-estar, saudável, produtiva, apesar da ansiedade.